quinta-feira, 9 de outubro de 2008

aulas

já começaram.

desiludida com umas cadeiras. felicíssima com outras. é assim a sina do estudante!

tenho aulas em três edifícios diferentes (sem contar com as aulas de italiano que são num outro). já percebi como funciona mas nem sempre consigo encontrar as salas e tenho de perguntar mais que uma vez onde são, porque também não percebo muito bem as explicações, AINDA.

tenho aulas em auditórios completamente cheios e aulas em salas pequenas. também estas completamente cheias. na minha primeira aula em Milão, tive de me sentar no chão. não fui a única, menos mal... hoje, como já sabia o que me esperava, fui bem mais cedo e não me calhou a mim ficar no chão. pequena curiosidade... as aulas são dadas ao microfone, seja uma sala grande ou pequena.

entretanto, como ainda não sei bem as salas, tento ir com alguma antecedência à procura. olhei para a minha agenda e a sala era a G.022. Auditório enorme. aos poucos os meus colegas foram entrando. o professor chegou e foi preparando o computador. abriu um powerpoint e uma página da internet. no browser escreve AC Milan. Entra no site oficial, faz login e eu começo a achar um pouco estranho. Surge uma frase assinada por Sílvio Berlusconi. A cadeira que eu ia ter era Storia della istituzione politiche. Se calhar estava certa, mas como estava a achar tudo um pouco estranho, perguntei à rapariga de trás se aquela era a aula de Stora della istituzione politiche. ela respondeu-me que não. abro a agenda... a sala correcta era a G.003. a G.o22 é a de sexta-feira...! com um saco cheio de livros, o dossier, a mala, a agenda, não queria acreditar que estava errada. lá saí o mais discretamente possível, depois de me explicarem onde era a minha sala. explicação essa que me deixou exactamente na mesma. nos corredores, analisava as pessoas para ver qual a que me sabia ensinar o caminho. perguntei a uma senhora que achei ser professora. não era. pelos vistos trabalha na biblioteca porque me pediu muitas desculpas mas só conhecia a Biblioteca. perguntei a dois alunos... um não sabia mesmo (era caloiro) o outro também não sabia. vim um senhor de fato com um crachá na lapela (a nossa Vicenzia, com a diferença que aqui há uns 10 por edificio) que me levou até uma porta. tinha de atravessar o pátio, entrar noutra porta e descer umas escadas. fim das escadas, encontro-me num mini hall com 3 portas cinzentas. nenhuma indicação de sala. OOPS! o tempo estava a passar e eu já estava atrasada. uma única rapariga a meio das escadas que tinha acabado de descer. voltei a subir e perguntei onde era a sala. RESPOSTA: Questa! escolhi abrir a porta maior. finalmente, a sala. entrei. uma sala enorme (muito muito comprida - um projector ao fundo da sala onde se encontrava a mesa do professor e outro a meio da sala). o professor não estava... mas a sala estava cheia. gritavam muito. depois do choque inicial, lá procurei um lugar, sentei-me e preparei-me para mais uma aula. a última do dia. duas horas e 3 páginas A4 escritas. Acho que eles ainda não foram apresentados aos powerpoints porque o prof projectou +/-14 páginas de word, apinhadas de letras.

hoje fiz a minha primeira compra escolar... um dicionário (português/italiano e italiano/português)e um livro para a cadeira: teoria e tecniche dei nuovi media. fui falar com o professor e ele disse que em novembro/dezembro falávamos sobre o meu programa e a minha bibliografia, bem como o meu método de avaliação. como ele tem ar de ser hiper esquecido, decidi comprar o livrito e começar a dar uma vista de olhos. OBJECTIVO: acabar o curso este ano. PROBABILIDADE: muito reduzida. vou tentar.

agora vem a parte da lamechice....

tenho saudades do pessoal tunts. muitas mesmo. fazem-me imensa falta. faz-me falta a minha SIS (como anda isso por terras de Vera Cruz?)! faz-me falta o bar (O VELHO!!), faz-me falta as magníficas horas de almoço. faz-me falta as anedotas do Miguel Cêncio. As aulas com o Rogério Santos que eram a maior risota, apesar de tudo (e cá não me rio porque estou com tanta atenção a tentar perceber o que estão a dizer que só percebo que foi uma piada quando todos se riem...às vezes sinto-me ignorante, muito! mas isso vai passar em breve, quando passar a dominar a língua italiana). é verdade... cá também existe um Rogério Santos. Mas este, em vez de se parecer com o MR BEAN, parece o GERARD DEPARDIEU (ainda por cima carrega nos R's...!). é o prof das teóricas de Comunicazione radiofonica e televisiva.

resumindo... faz-me falta esta Católica não ser a NOSSA CATÓLICA! as pessoas não são muito simpáticas. pelo menos não parecem ser. têm os seus amigos e não estão muito interessados em conhecer novos (nem estrangeiros nem italianos). Faz-me lembrar um pouco a nossa atitude com os erasmus. apesar de termos feito um esforço para que eles (ou melhor, elas) começassem a estar connosco. mesmo que um pouco tarde, com a diferença que esta Cattolica tem o triplo de pessoas da nossa.

contudo meus queridos, não estou triste. sinto-me apenas um pouco vazia.... às vezes.

baci mille*

2 comentários:

Anónimo disse...

Vazia... talvez não... um pouco aos papéis, talvez!
"Força nas canetas" para encontrares as salas mais rapidamente! Vou-te lendo, vou-te entendendo! De resto... por cá... se está...! Beijos meus, meus meus.
Dom Papi

Rogério Santos disse...

Desejo-lhe muita sorte. Ou já está a regressar a Portugal?
Rogério (Mr. Bean) Santos